11 de janeiro de 2008

Explorando a Região

no domingo saimos pra conhecer a regiao. o local escolhido foi a cidade de yingge que fica so uns 10 km em linha reta daqui de casa. nao sei nem como eu fiquei sabendo da existencia dele...com certeza algum site de turismo.

yingge se tornou importante no roteiro turistico de taiwan por sua ceramica. aqui nessa regiao, o setor industrial impera fazendo com que as cidades nao sejam assim uma maravilha no quesito qualidade do ar e belezura. a grande quantidade de chamines existentes na regiao, lancava muita fumaca e detrito no ar e que com as chuvas formavam uma argila de qualidade nas barrancas do rio dahan. ai os artesaos da regiao aproveitaram a boa materia prima e a ceramica virou uma fonte de renda a mais pra regiao!

a ceramica daqui nao tem uma caracteristica propria e/ou artistica nao, e mais na area de utensilios o que me deixou em estado de extase! a chamada "rua antiga" e o ponto alto do local como ces podem ver nas fotos. sao duas ruas paralelas recheadas de lojinhas, cafes e restaurantes. foi um achado esse local. pra todos os lados e por todos os lados, eu me deparava com ceramicas lindas tanto na forma, como nas cores ou na queima!

ah e o melhor foi uma loja de roupas que eu vi na entrada da rua antiga. comprei 2 blusas e o pe um casaco estilo chines, marron muito bonito. a lojinha parecia feirinha hippie de belo horizonte e meus olhos brilharam com as cores e os estilos que me fizeram viajar no tempo.

o que me deixou triste foi que nos compramos nossos pratos na ikea! agora o jeito e dar uma festa grega, daquelas boas de quebrar todos os pratos no final. so assim pra ir a yingge outra vez e fazer a festa. alias eu gostei tanto do que eu vi que eu disse que quando voltarmos pro brasil eu quero um container so de ceramica!!

ja tinha escurecido, a gente parou num cafe. o pe tomou um cha de rosas com leite muito gostoso mais eu fiquei no cafe expresso mesmo. desde que eu tinha chegado aqui eu nao tinha tomado cafe ainda pode?!?!

ai a gente tava indo pro carro e eu vi uns jarros gigantes, lindos demais num antiquarios. ai parei pra uma fotinha e uma mulher extremamente gentil ja foi nos convidando pra entrar, serviu chazin e tudo. depois de uns 15 minutos la o pe viu um dragao lindo de jade de mais ou menos uns 100 anos. obaaa, ganhei presentinho!! mas o melhor mesmo dessa loja foi a hospitalidade dos donos, pai e filha. o senhor nos ofereceu um bolo muito gostoso e nos convidou pra jantar, pode?! a filha ja tinha nos convidado antes. esse pessoal aqui e demais!! nao, e a aula de jade que ela deu pra gente!!!

como ja tava tarde, a gente nao foi mas deixamos a promessa de voltar e pra jantar!!
foi um passeio muito legal.

eu aqui falando de final de semana e ja e sexta-feira. alguem tem que dar um jeito nesse tempo e fazer alguma coisa pra ele passar mais devagar senao daqui uns dias e ano novo de novo!!

rua antiga em yingge

pe "testando" um pincel de caligrafia chamado "fude"!
sao feitos a mao com pelo de coeho

parte mais bonitinha da rua antiga

olha se nao da pra enlouquecer!! R$2.50 cada!!

alunos de uma universidade pesquisando sobre a ceramica.

olha o charme do banquinho na rua!!

comida tipica de rua que eu nao faco ideia do nome!! sorry!

Nenhum comentário: