27 de fevereiro de 2008

Tainan - 1

gente do ceu, nao to dando conta de acompanhar os dias. to perdida mesmo!
entao, eu nao sei o que aconteceu, so sei que semana passada quando eu fiquei sabendo que ja era sexta-feira meu coracao deu ate um pulo!

-como assim sexta-feira pe?
-sexta-feira!
-o que? amanha é sexta-feira? e quem roubou a terca e a quarta?
-ahahahah

deixa eu parar de perder tempo e ir direto ao que eu tenho feito aqui do lado de ca do mundo, antes que alguem me conte que ja é natal!

final de semana passado, 16 e 17 de fevereiro do ano de 2008(ano cristao) ou 97(ano taiwanes) ou 4706 (ano chines) ou 1429(ano muculmano) aquele ano que tambem foi embora sem eu ter notado, entao, foi um dos melhores finais de semana da minha vida no quesito importancia vital!
serio, jamais pensei que algo pudesse acontecer comigo na dimensao que aconteceu!

bom, saimos de casa no sabado assm que eu acordei o que quer dizer a tarde! meu estomago tava pessimo, parecendo que eu tinha comido varios lances do farol la em udia, uma feijoada completa e ainda uns 4 copos de garapa tudo na mesma refeicao!

a estrada é ampla, 3 pistas, muito bem conservada! resolvemos parar num posto de gasolina pois eu estava morrendo de fome por algo salgado. o povo aqui come demais e tem comida demais a disposicao. quando eu falo comida eu quero dizer comida mesmo, uma refeicao! eles comem arroz ou macarrao a qualquer hora do dia, da hora do cafe da manha ao jantar e meu estomago brasileiro tupaciguarense nao deixa que eu coma arroz ou sopa no cafe da manha ou no lanche da tarde mais de jeito nenhum!
hahahah to gargalhando aqui! a unica pessoa que eu conheco que toma cafe da manha, almoca, lancha e janta é minha mae! eu so tomo cafe da manha e janto mais nada!
ixi, to vendo que esse sera o texto mais longo que esse blog ja viu, e to me sentindo mais prolixa que nunca! tentarei ser focada sem me afogar na minha prolixidade!

entao, todo mundo estava com seus potes, sao potes mesmo e nao pratos, enormes comendo comida no posto e eu queria so um paozinho de queijo basico e um cafe. meu estomago nao estava la muito bem e nao dava mesmo pra encarar nada que nao fosse conhecido! ai fui ate a loja de conveniencia do posto, na sessao podritos e tinha varios tipo de batata frita e quase todas com sabores, temperadas e etc...
como eu sei? uai, gracas a deus existe desenho nesse mundo e os pacotes de podritos normalmente tem desenhos dos sabores! e detalhe, ai vai uma grande dica pra quem vem pra asia: normalmente nao significa sempre com certeza!

peguei um saquinho pequeno e mostrei ao pe, perguntando se ele achava se aquela batata era "normal" e sem sabor! o desenho do saquinho era so a batata e a batata era toda amarelinha tipo o saquinho azul da ruffles! depois de uma certa inspecao chegamos a conclusao que a batata nao continha sabor! ai que bom, eu iria comer algo salgado!

abri o pacotinho e um cheiro forte saiu de la dentro como se ele estivesse esperando por anos pra ser resgatado! nao sabia de quem sentir mais pena, se de mim ou se do cheiro! olhei a batata e era cheia de textura e parecia que tava com catapora verde! A coitada ou a infeliz era cheia de temperos e a cor nao tinha nada de amarelinho bonitinho nao!
mas como boa idiota que eu sou, peguei uma batata e pus na boca!

oh gente, que situacao mais triste! eu estava com o estomago em terriveis condicoes e tudo o que eu fiz foi piorar ainda mais a condicao do coitado.
assim que eu pus a batata na boca eu queria vomitar tudo que eu nunca vomitei em toda a minha vida e olha que eu ja vomitei um bocado! o trem tinha sabor de peixe...anem nao vou nem falar mais nada porque senao corro o risco de uma vomitacao coletiva e internacional!

assim que a batata encostou na minha lingua, eu a cuspi na hora, logico! o pe me olhou assustado! ele que tem o famoso estomago de cabra e se gaba de comer de tudo e costuma a experimentar tudo e mais alguma coisa provou uma batata e disse: "meu deus, que trem mais ruim, parece oleo de figado de bacalhau!!" isso, era esse o sabor da batata! batata com sabor de oleo de figado de bacalhau!
deu pra sacar o tanto que a batata era horrivel??? nem o pe conseguiu comer!
e o cheiro na mao?? e o gosto na boca que nao saia de jeito nenhum?? ai credo!

bom, sobrevivi a batata assassina e chegamos ao nosso destino finalmente.

ah e, em falei onde estamos indo! nos fomos a tainan, a cidade mais antiga de taiwan que fica quase ao extremo sul do pais! tainan é uma cidade de varias faces …tem uma universidade de remone onde o orientador de doutorado do pe estudou engenharia (ate pensei que nos estivessemos fazendo um tour da vida dele! hahah), é a cidade com maior numero de templos e celebracoes do pais tendo com certeza mais templos que salvador com suas 365 igrejas e tambem é a cidade mais antiga de taiwan!

o taiwanes faz de tudo pra se proteger espiritualmente, tudo aqui é feito pra dar sorte e pra evitar que os maus espiritos ataquem. é muito lindo ver isso tudo! e tainan nao fica de fora, alias, acredito que a cidade tenha um protecao maior devido a atencao de seus habitantes com os deuses locais e devido a fumaca cheirosa de seus incensos que se espalha por todos os cantos!

o sabado era de sol, lindo ceu azul e fomos andar a pe por um parque perto do hotel, passando por entre ruelas pra sentir como a populacao vive!

no caminho encontramos um belissimo templo budista e la ficamos por algum tempo, fascinados com a bela simplicidade do local. ate uma monja apareceu pra dar inicio a um rotineiro ritual de acender alguns incensos e fazer algumas oracoes!
eram 3:30 da tarde, ela deu 3 batidas num gongo lindo que reproduziu um som seco de extrema beleza e fez a saudacao a buda!
obvio que meus olhos ficaram cheios de lagrima ao ver aquela linda mulher, totalmente desprovida de vaidade, com a cabeca raspada, uma capa marrom e um sorriso lindo e sereno no rosto! a monja nos recebeu muitissmo bem como nao era pra ser diferente. nos convidou pra entrar, tiramos o sapato e ali ficamos um tempo absorvendo aquela paz que eu pensava era inexistente.

de la fomos ao parque tainan! a novidade aqui é que eu tirei muitas fotos, como voces podem ver no slideshow abaixo. o local é lindo, no meio da cidade!
um lago artificial no centro do parque chama toda a atencao! os taiwaneses dizem que agua traz sorte e como tudo aqui é movido em relacao a aumentar a sorte e a saude...agua nao falta!

o parque é bem democratico! ali encontramos uma boa amostragem do pais. tinha casais de idosos dancando, show pra crianca, homens pescando, casais namorando, um grupo de homens jogando dama, criancas brincando, pessoas praticando yoga e/ou tai-chi etc…

de la fomos comer algo! eu tava morrendo de fome. o dia todo eu so tinha tomado cafe e “comido” uma batata sabor oleo de figado de bacalhau! urhhh!
fomos a um shopping da mitsubishi que é algo de louco. se eu que nao sou fa desses templos de consumo exagerado e achei o lugar espetacular, imagina quem gosta...tava tendo uma liquidacao boa e ganhei uma bota linda de camurca verde da fiorucci e um sapatinho feito a mao de uma marca francesa. jantamos por la mesmo, na praca de alimentacao e tava uma delicia!

ai, passeando pelo shopping de 11 andares, eu vejo um anuncio de massagem o que é muito comum por aqui. era uma rede de spa super aconchegante e claro que eu nao pensei duas vezes e la fui eu. ai que spa maravilhoso, que massagem mais relaxante e bem feita meu deus!!
que paraiso! ficamos na ala vip, era uma grande suite onde eu tomei banho, chazinho maravilhoso na temperaturea certa, velas acesas, musica suave e muito relaxante e a massagem abencoada pelos deuses. o pe ficou me esperando na sala mesmo, tomando chazinho numa xicara, ou chavina pros mineiros, de porcelana linda linda.

sai do spa voando. serio eu nao sentia meus pes tocarem o chao de tao relaxada que eu me sentia. andamos pelo shopping mais um tempo e fomos pro hotel dormir porque apesar de relaxada eu estava cansada e o pe entao que adora dormir cedo ja estava chamando pra ir embora ha horas.

o que eu nao sabia era que um domingo magico me esperava...

Nenhum comentário: