1 de novembro de 2010

E o vento quase levou


Ontem, depois de arrumar a casa e começar a desembalar as roupas de inverno para a mudança oficial das 2 estações( aqui tem duas estações: uma de muita chuva e outra a de pouca chuva) eu me armei de coragem pra sair do sofá. Tomei banho, pequei um livro que a Lunita, minha nutrológa charmosa "receitou", desci até a garagem, peguei o carro e sai dirigindo pela chuva em busca de um café com uma cadeira vaga pra que eu pudesse juntar o útil ao agradável: comer e ler ou ler e comer, ou comer lendo ou ler comendo...

Apesar dos inúmeros restaurantes e cafés da cidade, não é uma tarefa simples encontrar uma mesa vaga, principalmente nos finais de semana. Porque? Uai, simples! Taiwanes não cozinha em casa e come pra caraaaaamba. Um dia eu li em um blog uma frase que achei perfeita pra descrever a paixão do Taiwanes por comer: "Se comer fosse modalidade olímpica. Taiwanes ganharia medalha de ouro sempre". É sério mesmo!! Nunca vi ninguém comer tanto, nem o Uru no auge das pratadas gigantescas bateria a fome de uma garotinha magérrima daqui. E quando eu digo magérrima, eu quero dizer tipo...uma garota de uns 18 anos tem as coxas da grossura da canela da Maria minha sobrinha! Detalhe: a Maria é uma garota de 8 anos, magra que faz natação e balé 2 vezes por semana.

Então, de posse do livrinho que ainda não comecei a ler, me veio uma vontade de ir diretamente ao Havana, lá no Metro Walk, mais um dos enormes shoppings daqui. Fui direto pra lá, pela rodovia que tava toda congestionada, lógico. 
Pra meu espanto, eu encontrei estacionamento rapidin e fui toda serelepe ao Havana onde eu tinha tomado um expresso incorpado na sexta-feira passada. Estacionei já no quarto andar e lá fui, com o coração cheio  de felicidade por saber que eu iria passar algumas horas de puro deleite emocional...
Yep, um imenso POW direto na minha cara! Cara, não é que eu cheguei no shopping e o Havana que fica dentro de uma livraria tinha desaparecido???!!!Não só o Havana, mas a livraria também. Como assim?? Eu tava lá semana passada e não tinha nenhum indício que a livraria e o Café iriam desaparecer? Tudo tava no lugar, não tinha nenhum sinal de demolição, reforma, mudança, nada!

Tapume cobrindo o que antes era a livraria, no topo da foto

Livraria perdida


A minha cara de "tacho" procurando uma explicação para o sumiço de um espaço tão legal já era conhecida minha. Não sei porque essa livraria, Eslite, está sendo apagada do país e olha que ela tem 2 espaços maravilhosos em Taipei, sendo um dos espaços a maior livraria da Ásia e outro que fica aberto 24 horas!

Bão, uma semana antes de eu ir pra África, eu fui a um shopping no centro da cidade e lá chegando fui pra livraria pra comprar revista antes de mirar pro Starbucks (um café de Seattle que domina o mundo que não sabe fazer um café decentemente). Não é que todo o espaço tinha sumido e no lugar tinha bancas de feira vendendo sutiã? Cara, tô falando a verdade!!! Minha cara de tacho entra aqui!

Esse espaço era tão maravilhoso que até me dava vontade de ter filho só pra levar os pivetes pra lá no final de semana!  Ooooops!! Eu disse ter filho!! Isso já é algo doido! E depois eu escrevi pivetes, assim no plural??? Ai ai ai, a insanidade SA que acabou de chegar!!!

Voltando a vaca fria... sobre o espaço...Tinha aula de pintura, laboratório de pedras, lojas que vendiam somente quebra-cabeças, espaço para as confecções alternativas do país e a Eslite. Ah, tinha também uma loja chamada Viva Brasil, que vendia somente Havaianas e Ipanemas.Tudo sumiu, desapareceu, escafedeu-se!

Então, meu coração não resiste a essas perdas não. Eu quase dei um treco quando eu vi que mais uma livraria tinha ido pro beleleu!  E o meu cafezin gostosin charmosin...Sniff sniff!
E sem contar que eu tava com fome!!!

Com tudo que eu gosto sumindo assim, é melhor eu procurar outros devaneios pra continuar minha "missão" em terras formosas...

Do lado da livraria, ou do que antes era uma livraria, tem a famosa rede estadosunidense de restaurante chamada TGIF, Thank God is Friday (graças a Deus é sexta-feira). É! Pra gente é só uma expressão, mas nos USA é oficial a paixão pelas sextas.
Como todo restaurante dos USA, os pratos são ENORMES e apesar da minha fome ser grande, ela não era assim tão grande. Mas aí eu olhei na porta do TGIF e não tinha fila, o que é um grande milagre. O motivo da não fila era o horário. Eram quase 5 da tarde e o Taiwanes já tinha almoçado, comido a merenda e mais algumas cumbuquinhas de noddles e tava quase pronto pra jantar!
Sem pestanejar eu entrei no restaurante, e nem tirei o meu livrinho da bolsa porque a música estava muito alta, a TV ligada em jogo de baseball também tava muito alta.

Peguei o cardápio e a primeira coisa que eu li foi "Amazonas Sky". Minha boca encheu d'água. Amazonas Sky é um drink que leva vodka, gym, curacao blue e mais alguma coisa que eu não me lembro. Mais tava boooommmm demaiseeeee da conta!! Até esqueci que eu queria a paz de um café ao som de jazz!


Amazonas Sky
O Amazonas Sky chegou dando jus ao nome! Aí começou a tortura de escolher o que eu queria comer. Oh moço, dá pra pedir um pouco de cada? Como se a expressão "um pouco" existisse em restaurante dos USA...hahahhaha

Depois de uma certa pesquisa, pedi um dos menores pratos que foi um "Sizzling Chicken & Cheese Two" que é peito de frango marinado em alho e depois grelhado, servido com pure de batatas, vegetais e queijo mexicano derretido. Tava gostosin até! Mas a melhor parte foi ter jantando "comfort food". Num dia nublado, friozinho, nada melhor do que comer aquele tipo de comida que aquece a alma da gente e pure de batata pra mim tem essa função.

Sizzling Chicken & Cheese Two

A comida tava deliciosa, e cumpriu a função de alimentar a minha alma solitária também! Comi, paguei a conta e fui bater perna no shopping como se isso fosse uma das minhas atividades favoritas!
Ah, entrar no TGIF foi fácil, mas sair....tinha uma fila enorme na porta. Olhei as horas e vi que eram quase 6 da tarde, ou seja, o Taiwanes já estava azul de fome!

Driblei um, passei por três, pisei no pé de dois e saí vitoriosa do restaurante, como se eu tivesse marcado um gol na final de uma Copa do Mundo. Saí pelo lado que tinha menos gente e eu só queria voltar pra casa, porque não tinha espaço pra andar. O shopping parecia 23 de dezembro a noite nas ruas do Brasil. Aí, andando até a outra ponta do shopping não é que eu me deparo com a livraria e uns 3 ou 4 novos Cafés/restaurantes? Ai que surpresa mais boa!!!!!!

Livraria Eslite


Entrei na livraria como se eu entrasse na casa de uma amiga que eu não visitava há anos. O cheiro era o mesmo, a seção de revistas foi ampliada, assim como a papelaria e material de escritório que são minhas grandes paixões. Ai que bom que o vento não levou a livraria pra sempre!!!!

Viu, já diria Chapeuzinho Vermelho: Nem tudo está perdido quando resta uma esperança. Abriremos a barriga do lobo e a vovó querida como foi comida há pouco, talvez ainda tenha vida!!"

Café Grazie, logo ao lado da livraria

Comprei 2 revistinhas, In Style e Asian Arts e fui procurar um local pra tomar um expresso. Detalhe: os Cafés aqui fazem as vezes de restaurante que servem muito mais que somente cafés e aí é que a porca torce o rabo. Sniff sniff de novo! As 7 horas da noite, num Sábado? Hun Hun, cê vai muito encontrar um mesa pra tomar um café minha amiga!! Hello, há quanto tempo cê mora aqui mesmo?? Olha só a fila de espera pra entrar no Grazie??

O que fazer então? Home sweet home!! Lá fui eu pra casa, de barriguinha(?) cheia!



Nenhum comentário: