26 de maio de 2011

Viagem a Praga





Tô em casa desde sexta-feira à noite, já recuperada do fuso horário. A viagem foi simplesmente maravilhosa como não poderia e não tinha como ser diferente!

Praga é tudo e muito mais que eu pensava...as vielas por onde Kafka andava, o por do sol por detrás das torres góticas, a cor dos telhados, o cheiro de séculos de história, a vista da ponte Karlov, os bares com milhares de cervejas para os amantes dessa  bebida, comida deliciosa em todas as esquinas, pouco turista nessa época do ano o que foi uma benção, dias de céu azul intenso, dias nublados e um ventinho gelado soprando de vez em quando.

Parece que, não deixa eu corrigir aqui...Deus preparou essa viagem com requintes de beleza. A previsão do tempo era só chuva e frio e nada disso aconteceu o que possibilitou que eu guardasse pra sempre na memória do meu coração o por-do-sol de Praga. Meu Deus que coisa mais linda, indescritível. Sério!
Eu queria ir a Praga na primavera e eu fui e foi perfeito, mais que perfeito.

Pe e eu chegamos em Praga na manhã de Sábado dia 14. Como eu já mencionei, nós alugamos um carro e fomos a pequena cidade de Karlov Vary, onde eu pude tomar um capuccino no "The Grand Hotel Pupp", e de lá fomos pra Pilsen, porque o Pê queria tomar a prestigiada cerveja. Super legal!

O destino final era Nuremberg na Alemanha e escolhi ir pelas estrada secundárias porque é muito charmoso. Na República Tcheca e Alemanha, não tanto quanto na França e Itália mas compensa. Algumas horas a mais de viagem e uma sensação fantástica no coração. Os campos de mostarda mudam tudo dependendo da luz. Muito, muito bonito! Eles colorem a estrada de uma amarelo intenso e me deu saudades da época que morávamos na Suíça. É lindo demais!

Então, tanto Pê quanto eu já conhecíamos Nuremberg, mas nunca tínhamos ido juntos. Foi rápido por lá. No outro dia a noite estava de volta ao possante Astra, 1.4 que alugamos em Praga e dessa vez eu pisei mais fundo! 170 por hora. Eba!! Fiz quase 300Km em menos de 2 horas. Esse lance de algumas rodovias da Alemanha não terem velocidade máxima é muito legal pra quem adora dirigir como eu. Uma vez quase que eu fundi o motor do meu saudoso Corsinha numa dessas viagens a Alemanha...

Então, os outros 5 dias restantes foram todos em Praga! Dessa vez não andei muito, acho que foi também devido a Fibromialgia que ficou com ciúmes e não deu muita trégua! Sem guia, mapa, lenço e documento eu me deixei levar pela cidade. Ela que me conduziu e eu não fiz nenhum esforço pra contraria-la. Quem contraria Praga?!?!
Eu estava com muitas saudades de sentar em um café bem charmoso, pedir um vinho e esquecer da vida e fiz isso várias vezes durante o dia, e durante a noite. Ai que delícia!

Minhas câmeras trabalharam bastante, mas não tanto quanto de costume. Eu queria mesmo era absorver a cidade e somente tirei umas 1000 fotos o que pra mim não é lá um grande número.

Amanhã postarei fotos, muitas fotos dessa cidade linda fundada aproximadamente 200 AC, cortada pelo rio Vltava e que já foi palco de tantos livros e que habita o imaginário de tantos viajantes sonhadores como eu!

2 comentários:

Anônimo disse...

Minha cara, Praga é maravilhosa e com uma história riquíssima. Infelizmente não a conheço, porém amigos que para aí foram relataram-me as maravilhas visitadas. Voltarei com mais tempo para conhecer mais tuas belas aventuras. Bj, até outras muitas vezes.

Miguel
http://blog-literaturando.blogspot.com

Comentei como anônimo visto que o blogger não está validando o login, desapareceu com os seguidores, vamos aguardar qdo os problemas serão corrigidos.

Caminhos Que Me Levam disse...

Praga é realmente maravilhosa, com uma luz lindíssima! Caminhar pelos caminhos de Kafka com Metamorfose no bolso é uma sensação incrível!

Muito obrigada pela visita Miguel! Já te conhecia do blog da Taia!

Abraço!