2 de junho de 2011

Tibete!

Como disse o Pê, a viagem pro Tibete melou! O motivo foi a permissão Chinesa! Eu explico:
Como "oficialmente" o Tibete "pertence" a China, parte-se do princípio que pegando o visto pra China você chega a "região" Tibetana, mas na realidade não funciona assim!

As brigas políticas e religiosas são reais, sérias e complicadas vide Dalai Lama exilado na Índia por anos!

Para se ir ao Tibete faz-se necessário que a China autorize através de agências autorizadas pelo governo Chinês! Somente essas agências podem pedir essa permissão já que "oficialmente" o Tibete não é
reconhecido como país e portanto não há consulado! Algo parecido com a situação de Taiwan mas muito mais complicado, confuso e restrito! As "" aspas, foram colocadas porque eu sou partidária de um Tibete livre, independente da China!

Outra coisa, não se pode entrar no Tibete sozinho! É obrigatório um guia indicado pela agência que tirou a permissão de visita!
Essa permissão, normalmente fica pronta de 7 a 10 dias úteis o que torna impossível porque o feriado de uma semana aqui começa na próxima sexta-feira! É o feriado do Festival Barco do Dragão, em uma tradução livre e literal! Isso sem contar a paranóia que está na China agora devido ao aniversário de fundação do partido comunista da China. Aí os cintos apertam ainda mais, os sites ocidentais ficam quase todos bloqueados, a conexão extremamente lenta e por aí vai...tudo para evitar manifestações...

Eu não consigo entender como um governo controla 1 bilhão de pessoas. Ops, posso ser presa, se o governo for bonzinho comigo, por me expressar livremente nessa tribuna!

Votando a vaca fria...Esse feriado é comemorado em toda Ásia, onde há competições de barco a remo, e na proa tem um dragão esculpido! Isso é mandatório! Um homem vai marcando o ritmo das remadas, batendo um tambor que representa o coração do dragão. A pintura do olho do dragão é um grande ritual e marca o início das comemorações. É falado, que só após pintar o olho que o dragão tem vida. É muito lindo e a simbologia é riquíssima!

Festival Barco do Dragão, em 2009, Taipei
Festival Barco do Dragão, em 2009, Taipei


Então, como as passagens pra China já estavam compradas, iremos visitar parte da China que não conhecemos ainda! O Pê conhece a China por províncias, mas só a trabalho, apesar dele sempre ser levado pra conhecer algo importante no local.
Depois do passeio, ele continuará por lá trampando e eu volto pra casa.

Nós iremos primeiramente pra Chengdu, capital da província de Sichuan, no oeste Chinês e para Lanzhou na província de Gansu, mais ao norte!

Peguei essas fotos online, só pra dar idéia do passeio. Vai ser MUITO bom!






3 comentários:

Miguel disse...

Pena ser impossível a ida ao Tibete, pra que tanta burocracia, não é mesmo?

Contudo, pelas imagens que trouxestes das províncias chinesas, acredito que também será um belo passeio.

Bom passeio minha cara, logo mais estaremos retornando. Bj.

Taia Assunção disse...

Muito bacana...tenho vontade de conhecer a China, mas o marido não...quem sabe uma hora dessas nós iremos. Conte-nos tudo depois...beijocas!

Caminhos Que Me Levam disse...

Oi Miguel,

Pra esse final de semana não vai dar, mas lá pra agosto estarei indo.

Eu já fui a China algumas vezes, mas ainda não fui na região norte. Com certeza é a parte mais Chinesa da China.

Não vai ter como postar da China porque Blogger lá é bloqueado. Mas dia 13 estarei de volta!

Muito obrigada pela visita!


Taia,

Eu viajo mais sozinha que acompanhada e um dos motivos é esse mesmo, destinos que não batem.
Vem pra cá que a gente vai junto pra China!

Beijo!