12 de maio de 2012

12 de Maio, Dia Mundial da Fibromialgia



Hoje, 12 de Maio, é o Dia Internacional da Fibromialgia.
Um dia de reflexão, com certeza, porque Fibromialgia é MUITO sério, real e existe!!

Fibromialgia é uma síndrome crônica, auto-imune, complexa e debilitantes (podendo mesmo ser incapacitante) que se caracteriza principalmente pela existência de dores generalizadas e não locais como se tem divulgado no Brasil, cansaço extremo e perturbações do sono. Esses são os principais sintomas, mas a lista é imensa, chegando a mais de 50 itens!

Se você sofre de Fibromialgia é importante que saiba que você não está sozinha  e que você NÃO TEM uma doença mental ou psicossomática!

Como é viver com Fibromialgia?
Imagine o que é ter dores pelo corpo todo, é isso mesmo, pelo corpo todo, e sentir-se tão cansada e tão sem energia que tarefas simples como arrumar a cama ou lavar o cabelo se tornam praticamente impossíveis de concretizar.

E à noite, quando deseja descansar um pouco, não consegue dormir, acorda constantemente, tem sonhos vívidos e sente que o sono cansa mais do que se não tivesse dormido, acordando mais cansada do que quando foi dormir! Isso sem contar que mal se consegue mexer e as dores (que não pararam de noite) continuam presentes e até aumentam. Legal, ne?

Sabe aqueles brancos ocasionais que acontece com todo mundo? Então, pra nós portadores de Fibromialgia, os brancos ocasionais viram brancos constantes porque a memória presente é danificada por essa doença neuro-muscular. Aquele lance de conversar com alguém e de repente esquece-se do que estava falando ou não se lembrar de algo que alguém lhe jura ter acontecido... benvindo ao meu clube. Isso acontece regularmente, quase que diariamente!

Concentração? Essa te abandonou há anos.
As tarefas que envolvem cognição e intelecto te abandonam sem cumprir aviso prévio e uma simples leitura de um texto simples de uma revista feminina se torna mais complicado que Sartre. Trust me!

E febre todo santo dia? E a confusão mental? E o senso de desorientação espacial? E as dores de cabeça diárias? E o inchaço? E a coordenação comprometida? E a sensibilidade a luz, som e cheiro? E o ataque-de-pânico? E a depressão física? E  batimento cardíaco irregular?

Parece assustador, não!? E é mesmo! Esses são os sintomas mais frequentes que eu experimento frequentemente. Alguns diariamente!

Mas muitas pessoas têm de lidar com esta realidade diariamente, e eu sou uma delas!
 







3 comentários:

Maze Oliver disse...

Amiga, eu também tenho isso!Meu maior problema é no trânsito! Esqueço constantemente as rotas da cidade!Basta passar alguns dias sem passar nos mesmos lugares.Pronto já não sei mais!Me solidadarizo com vc é muito ruím mesmo!Bjs.

Caminhos Que Me Levam disse...

Maze,

Cê foi diagnosticada com Fibromialgia?
Nossa, do fundo do coração eu espero que não.
Beijo!

Maze Oliver disse...

Sim amiga, está diagnosticado. Eu tenho crises agora mesmo estou em uma. Os médicos me receitam antinflamatórios e remédios para dor. Mas assim mesmo viva a vida!Bjs.