11 de maio de 2012

Um Encontro Muito Bom

Ontem eu passei o dia em Taipei! Ooohhh cidade tumultuada meu Deus. O lance lá, é tão corrido que deixa Taoyuan com jeito de Tupaciguara, no bom sentindo.


Fui a minha consulta com a neurologista, Dr. Josephine Wang! Ela é um presente na minha vida! Além de ser uma humanitária com trabalhos sociais no mundo todo, ela ainda é uma apaixonada pelo Brasil, com direito a bandeirinha no escritório. O nosso encontro foi super legal!
O que isso tem assim de tão bom!? Tem que ela entende meu lifestyle, meus hábitos alimentares (não que seja tão brasileiro, mas completamente diferente do estilo Taiwanês).

Dr Jo & Joe's Clinic





Eu a encontrei no website da Embaixada do Canadá, quando eu Googlava clínica privada de neurologia aqui em Taiwan.

A clínica é pequena, mas cheia de equipamentos e paredes e paredes com todos os diplomas e certificados da neurologista. Eu gostei muito da consulta, do tempo que ela gastou comigo, e principalmente por ela ter acreditado em mim. Sério, porque não tem nada pior que o descaso e desdenho em relação a tal doença crônica e invisível como tireodianas, Fibromialgia e outras por aí.

Médicos e não médicos, geralmente, estão acostumados com doenças que deixam o paciente visivelmente doente e essas duas doenças que eu citei e tenho, não são assim. 
Por isso o tempo gasto até o diagnóstico, leva às vezes 10 anos ou mais. Por isso, muitos pacientes entram em profunda depressão por estarem sozinhos nesse barco! Por isso, a dor emocional é tão grande quanto a dor física quando se é criticado abertamente ou na surdina, ou por olhares destruidores, pela nossa drástica mudança de vida!  Por isso o apoio incondicional, a não crítica, o entendimento sobre a doença que afeta tanto nossas vidas, e a compaixão são tão ou mais importantes como a assistência de um bom médico. 
Infelizmente a grande maioria de portadores de doenças invisíveis aos olhos não conta com o apoio efetivo e afetivo de amigos e familiares. 

Bão,  enquanto eu esperava a minha vez, tive um momento nostalgia imenso que encheu meus olhos d'água. Olhei em uma prateleira de revistas e vi esse livro "Uma Estória Por Dia" e me lembrei de quando o meu irmãozãozinho era criança e eu lia as estórias dessa coleção pra ele, todo santo dia. Acho que ele não se lembra disso...

Uma Estória Por Dia, coleção linda
Então, a consulta demorou uns 30 minutos. Ela me pediu alguns exames e disse que o papo longo e detalhado será na próxima consulta, ou seja, semana que vem. 
No consultório eu fiz dois exames que nunca tinha feito antes. Um deles quase me matou de ansiedade. Foi tirado amostra do meu cabelo, mais ou menos uns 1000 fios, isso mesmo, miiilllll fios, que serão levados pra um laboratório em Chicago, nos USA. Esse exame é pra medir a quantidade de metais pesados no organismo. 
Intoxicação por metais pesados pode causar várias doenças como  Alzeheimer, Parkison, Esclerose Múltipla, e vários distúrbios neurológicos e celebrais.

Pra coleta dos fios de cabelo, a Ellen, uma das enfermeiras que também já foi ao Brasil com a Dr. Jo, montou uma barbearia como ela mesma brincou. Ela prendeu parte do meu cabelo pra cima, e separou as mechas e a cada corte eu arrepiava. Eu transpirei demais, principalmente porque eu não estava tendo idéia do que estava acontecendo, apesar que eu queria ficar na ignorância mesmo.

Barbearia da Ellen e meu cabelinho...
Esse papel azul, na frente na foto, é uma balança na verdade e pesa a quantidade de cabelo necessária pra a realização do exame. Enquanto o papel/balança não pende pro outro lado, da-lhe tesoura nas madeixas. E como meu cabelo é muito fino...muitas tesouradas foram dadas.

A parte do cabelo que interessa ao exame é pequena, mais ou menos 4cm de comprimento e é cortado bem rente à raiz! Então, o que não é usado...lixo. Quando eu olhei pra esse lixo, eu quase dei um treco mesmo. Eu cortei aparei meu cabelo terça-feira e a Dusa tirou bem menos que isso. Nossa, na terça que vem eu vou fazer highlights, quero só ver o susto que ela vai levar quando levantar meu cabelo. Só aí é que eu vou realmente ver  o que foi feito, isso se eu tiver coragem pra olhar!
Acredito que vai demorar uns 5 anos pro cabelo crescer...

Minhas madeixas no lixo. Sniff sniff...

Depois desse exame esquisito, entrei em outra sala e outro enfermeiro tirou duas gotas enormes de sangue do meu dedo. E a cara assustada? E o medo? Aném, esse trem de ser furada não é comigo neemmm!!
As amostras foram tiradas, colocadas em uma lâmina e eu vi meu sangue ainda vivo na tela da TV. Que coisa mais doida!!
Os glóbulos vermelhos mexendo, os brancos lá também, em menor quantidade claro! E David, o enfermeiro, admirando a beleza do show na TV. Tem gosto pra tudo mesmo!

A Dr. Jo marcou mais 3 exames em um hospital em Taipei pra semana que vem. Vou fazer eletro, devido ao episódio sonambulismo, alguns raio x ( tem plural?), e pelo que entendi, ressonância. Todos esses exames são novos pra mim e a Dr. Jo disse que estará lá com as enfermeiras dela pra me acompanhar.
Petin estará na China, então fiquei feliz em saber que vai ter alguém que conhece o sol do Brasil pra segurar minha mão porque a D. Ansiedade estará nas alturas!!!

Então, depois de tanto exame e papo de médico Pe e eu fomos comer no Sogo que é uma imensa luxuosa loja de departamento Japonesa. A gente queria almoçar/jantar num restaurante alemão do outro lado da rua, mas tinha uma britadeira trabalhando a todo "pavor" na porta e o barulho era ensurdecedor.

No Sogo é que eu compro abobrinha e guaraná. Eba!! Óbvio que fiz uma feirinha também!
Fomos comer Jiaozi (饺子/餃子), também conhecido como dim sum ( 点心) ou em inglês, dumplings. Não tenho a menor idéia como é o nome dessa comida em Português.

Produção diária de Jiaozi no restaurante Din Tai Fung

Eu fiz um video do pessoal fazendo Jiaozi. A habilidade deles é uma coisa, é um show a parte. Eu não sei quantos Jiaozi eles fazem por dia, mas com certeza deve ser na casa dos milhares. 

Aí de mistura, adoro essa palavra e o que ela significa lá nas Minas Gerais, pedimos espinafre e esse pepino que é delicioso. Totalmente diferente o sabor.

Misturas
Jiaozi de frango com gengibre! Ma-ra-vi-lho-so!!
Tava cheio a cestinha. O pano é pra não ressecar.
Jiaozi de cebolinha verde com especiarias. Dos deuses

Chegamos em casa já era quase 8 da noite e as 11:30 eu já estava apagada de tão cansada. Acho que era mais cansaço emocional que físico!

A Dr. Jo me receitou um aminoácido para ajudar a relaxar e dormir melhor e uns saches sabor laranja com propriedades diuréticas.

Agora é esperar o resultado dos exames, consulta novamente e eu estou firmemente acreditando que eu retomarei a minha vida. A expectativa é alta, mas realista. Dedos cruzados galera!

2 comentários:

Kênia Carrijo disse...

Oi Leandra!!! Já faz muito tempo que eu sigo seus blogs (isso mesmo, te acompanhava no "The sadness of living away")e adoro sua forma de se expressar. Lendo seus relatos posso vivenciar nas palavras cada sentimento! Fiquei muito feliz quando vc retomou a atualização deste blog. Depois de ler seu post de hoje, fiquei refletindo sobre como vivemos um turbilhão de emoções em apenas um dia! Quanta coisa a gente faz e sente! Parabéns mais uma vez, pelo texto cheio de emoção!!! Bjkas!

Caminhos Que Me Levam disse...

Muito obrigada Kênia!
Eu fico muito honrada com o seu comentário e me deixa muito feliz em saber que cê passa por aqui.
Eu morro de saudades do LivingAway, mas eu tive muitos problemas de perseguição e resolvi parar, ou dar um tempo.

Eu ainda não te cumprimentei pelo seu doutorado e pelo concurso. Não estou nada surpresa com suas conquistas, afinal todo mundo queria cópia do caderno da Kênia.
Cê merece tudo de muito bom, e esse é só o começo de uma carreira brilhante.
Sou sua fã!

Beijos e muito obrigada!