6 de novembro de 2010

Amor quase impossível

Depois de um longo inverno eu comprei um microondas!! heheheheeh
Não sério, como bem disse a Ma..."como cê fazia antes"?  Uai, fazia pipoca que nem a Vó Maria, na panela mesmo!

Mas o lance do microondas vem com o muito e o pouco desejo de cozinhar. Quando eu morava na Suiça, eu cozinhava muito!!! Adorava a minha pequena-integrada-perfeita cozinha, assim como eu adorava a minha "tralha" de cozinha que eu tinha lá. Por todos os países da Europa que eu passeava, eu comprava algo pra minha casa e normalmente era pra cozinha. Cerâmicas Espanholas, Portuguesas, Húngaras, Inglesas, Búlgaras, Italianas, Francesas, Polonesas e por aí vai...

Morando aqui em Formosa, a minha vontade de cozinhar reduziu a quase zero. Eu hoje posso dizer que eu não cozinho, que eu faço comida o que é uma tristeza partindo do princípio que eu adoro cozinhar e modéstia a parte eu cozinho muito bem. 
Normalmente quem gosta e sabe cozinhar não usa microondas. É só assistir a qualquer programa de culinária e esse fato é constatado. O trem na verdade é um acessório legal, mas não imprescindível numa cozinha. Mas como arrebentar pipoca hoje em dia sem o danado? Quase impossível!

Então, a cozinha do apartamento que eu moro é minúscula, em todos os sentindos. E pobre em armários, em utensílios, em equipamentos. Nossa, acabei de me lembrar que quando eu morava nos USA, em uma das casas que eu morei por quase 2 anos, eu tinha 32 portas de armário. Muito mais da metade ficavam vazias...

O tamanho das cozinhas sempre tem a ver com a questão cultural e cozinha aqui não foge a regra.

Apesar do povo Taiwanês comer MUITO, ele não cozinha em casa! Ele também não passa muito tempo em casa, por isso as ruas estão sempre lotadas de gente e restaurantes e por sua vez os restaurantes estão sempre lotados de gente. Por tanto, pra que ocupar espaço com cozinha?

Já constatei que são pouquíssimos os apartamentos que possuem uma cozinha "normal", dentro dos padrões brasileiros. Por exemplo, aqui o fogão é somente de duas bocas o que pra um asiático é perfeito sendo que se usa somente uma panela pra cozinhar, a famosa wok! Outra coisa que muito em chamou a atenção é que aqui não tem lava louca, somente seca-louça, que fica acima da pia. Vai lavando "os trem" e colocando na secadora.

Então, duas bocas no fogão limitam muito a criatividade. Trust me! Se faz pasta, a outra boca é do molho. Até aí tudo bem. Mas e se a vontade for de comida mineira? Alguma coisa ou algumas coisas ficarão frias, ou passarão do ponto certo de cozimento. Não é tarefa simples não o tal de 2 bocas.

Outra coisa que colocou pra escanteio a minha vontade de cozinhar é que cozinhar pra um só é muito chato. Aném, não dou conta! Só o Pe que se anima a fazer risotto somente pra ele. Eu fico nas minhas saladinhas poderosas mesmo que não tem que lavar muita coisa depois ou vou aos cafés como já disse antes.

Ah é, ano passado comprei um armário pra cozinha e um forno elétrico porque em casa Asiática não tem forno. Eu que uso o forno pra quase tudo, fiquei dentro dessa limitação por bons 2 anos. É o lance da adaptação na vida...
Asiático não assa nada, apesar do Carrefour estar mudando os hábitos alimentares milenares dessa região. Asiático tá comprando pão como Francês! É que Francês não se senta em uma mesa se não tiver pelo menos 2 baguettes à disposição.  Asiático tá quase chegando lá!

Voltando ao microndas...Cheguei da loja com o bichinho. O mais interessante de tudo é que eu achei um que tinha os dizeres em Mandarin e Inglês escrito embaixo dos botões. Felicidade existe!! Ou quase...
"Lendo" as medidas, deu pra sacar  alguma coisa porque os números impressos na caixa eram números Árabes. Yep, número em Chinês se escreve diferentemente assim como em Árabe, em Indiano, e por aí vai.

O meu espaço era de 31 cm e na caixa estava escrito, melhor, eu entendi, que a altura do bichinho era 30.4! Perfeito. Até parece né!

Cheguei em casa, e fui logo desembalando pra coloca-lo no espaço do armário, logo acima do forno elétrico. Não é que o microondas tem um pé de uns 2 cm e aí adeus sodade!!!???
Me deu uma vontade de chorar que aném, viu!? A pipoquinha tava lá na minha frente, me olhando com um carinha que fazia dó.

Deixei o danado no chão, num cantinho como se tivesse de castigo por ter me feito tão infeliz!

No outro dia, tirei meus bules, canecas, potinhos, cumbuquinhas, xícaras, do armário e refiz a arrumação das prateleiras. O microondas agora tem um amante elétrico, que não dá trégua! Estão lá, um em cima do outro, num xamego só. Quero ver até quando esse love todo vai durar! eheheheh

Hoje, chuvinha fina lá fora, pipoca quentinha aqui dentro e filminho de sessão da tarde na TV.

Cozinha apertadinha e os amantes elétrico e ondas
2 bocas! Pelo menos não é meia-boca!  

Tralhinha que eu adoro
Adoro essas coisitas

Elétrico e Ondas, os amantes

Nenhum comentário: