16 de novembro de 2010

Comidinhas do Dia a Dia

Toda vez que a gente viaja pra algum lugar desconhecido, a gente sempre fica na defensiva em relação à comida e quando se fala de Ásia, a coisa é muito mais grave. Grave porque o que nos é desconhecido é tratado como exótico e quando a gente conhece de perto, a gente tem a certeza que é exótico mesmo!

É sério! Normalmente a tal da delicatessen é algo complicadíssimo e não importa o país! O trem é complicado até no nosso próprio país, imagina no país dos outros!?! Então, se eu estou em algum lugar pela primeira vez e tem algum guia ou amigo comigo, eu sempre peço pra pessoa pra pegar leve no quesito comida e que eu prefiro experimentar a comida do dia-a-dia do que aquela delicatessen servida em dias especiais. Aí não tem erro!

Aqui na Formosa Ilha, comida é complicado...pra mim lógico, e olha que eu não sou fresca e me adapto bem a situações inesperadas! Habilidade essa desenvolvida após morar em 3 continentes e 6 países diferentes, diga-se de passagem! Mas aqui tem uns trem que não dá de jeito nenhum! Parece que o Taiwanes tem pavor do sabor real dos ingredientes e necessita acrescentar algo mais e normalmente é alga. Tudo que se pode imaginar pode e com certeza tem "sabor alga marinha".

Mas o "pior" não é isso não! Sabe aquele lance de sentir o cheiro da comida e a boca ficar cheio d'água? Então, aqui essa regra é totalmente inválida! Só pra dar um exemplo! Todo mundo já ouvi falar de tofu certo? E "Stinky Tofu", Tofu Fedido. É sério, não tô brincando não?! E não fui eu que inventei o nome. Essa iguaria é conhecida no mundo todo com esse nome!

Caso o estômago seja fraco, acho melhor não continuar lendo esse post não, porque o trem vai ficar brabo!

 
Tofu Fedido

O fedor disso é horrível, como se houvesse fedor agradável né!, o que faz jus ao nome. É cheiro de cocô do mau! Toda vez que eu sinto esse cheio horrível, eu tenho vontade vomitar e aí passa uma criança linda comendo isso como se fosse Chicabon da Kibon. O Pe foi corajoso uma vez e comeu e sabe o que ele disse? Que o gosto é muuuuuito pior que o cheiro. Tô fora mesmo!!

Então, Stinky Tofu não está sozinho. A lista de comida estranha aqui é imensa! Isso é fato, não é preconceito com comida de outra nacionalidade não. A comida de Taiwan é tão estranha que quando um/a Taiwanes/a se casa com um Chinês/a, normalmente um não come a comida do outro e isso não é questão política! Eu conheço dias famílias, o marido é Chinês e a esposa é Taiwanesa e todo santo dia é preparado na casa duas refeições. Cada um prepara a sua. Acho que esses são os únicos casos onde Taiwanês cozinha!

Prepare o estômago porque o papo será brabo!

Na área de sorvete, por exemplo! A calda que o Taiwanês mais gosta é a calda de feijão! A cereja do Sunday é um tomate! Tô falando sério. Eu comi o tomate com sorvete e não deu rock de jeito nenhum! Agora que tal um picolé de feijão? Ou de ervilha? Ou de cará? Ou batata doce??

Calda de feijão na salada de frutas

Picolé de Feijão do Carefour

Picolé de Cará

Picolé de Ervilha
 Gooooootttooossoooo, hun!!
Agora vamos a uma combinação perfeita, pra quem gosta lógico! Pensa em um único prato onde satisfaz a vontade de beber e de comer? Não entendeu? Tipo, você toma café e come um pedaço de pão! Simples! Mas o café é feito separadamente do pão, certo? Agora pensa em algo é feito simultaneamente e que se come e se bebe ao mesmo tempo? Ixi, parece que tá complicando mais ainda.

Quem sabe a foto da uma pista....


Isso acima, é algo bem comum por aqui. Todo 7/11, a loja de conveniência aberta 24 horas por dia e 365 dias por ano, tem e é MUITO apreciado pela população! Já deu pra descobrir o que é? Segura peão, porque o baque é grande! Isso é Chá de Ovo! Nossa, só de escrever meu estômago deu algumas voltas e o cheiro forte veio todo...
Então o Tea Egg, é assim...cozinha-se os ovos em um chá. Aí a refeição está completa! Yep, cê toma o chá e come o ovo! Ai nossa, não dou conta de falar mais nada!!

Aqui tem vários tipos de comida que eu não tenho absolutamente idéia do que possa ser. Tem umas formas esponjosas que ficam boiando em um container com água quente que não dá! Sério, preconceito e/ou pré-conceito a parte, não dá!

Comida Não Identificada

Comida Não Identificada! Ops tem um milho no meio


Eu acho que por hoje deu né! Se tem algo bom aqui? Os sucos são uma delícia! As frutas também. Noddles e dumplings são muito bons! Os peixes e frutos do mar também, além de serem frescos, são muitas vezes preparados na sua frente, então dá pra ver que não tem nenhum objeto não identificado no meio. A melhor lula frita que eu já comi na minha vida foi aqui, num restaurante que o Uru meu irmão nem passaria na porta devido às condições do local!

Todo país tem comida que alguém não digere, isso é fato.  Mas aqui em Taiwan a quantidade desse tipo de comida é maior, pra tristeza dos 外国人 (Wàiguó rén) e pra alegria dos nativos!


Saudade do pão de queijo da Véia, ou do arroz com galinha do Maite...

Nenhum comentário: