6 de dezembro de 2010

Hoje é Domingo...

"Hoje é domingo pede cachimbo
Cachimbo é de ouro bate no touro
O touro é valente bate na gente
A gente é fraco cai no buraco
O buraco é fundo acabou-se o mundo."


Acabou-se o mundo...Foi assim mesmo que me senti hoje quando sai na rua pra tentar sacudir um pouco a poeira do tédio de um dia de Domingo. Não, Faustão não faz a menor falta, graças a Deus! Mas dá-se a sensação que o mundo acabou ou vai acabar logo logo pelo frenesi do povo na rua.

Acordei cedo, juro! Acordei lá pelas 8 da matina depois de uma boa noite de quase 10 horas de sono. Tomei remédios, café, tomei mais remédios, arrumei casa, lavei as roupas que não vão pra lavanderia como calcinha, cueca, toalha, roupa de cama. Lavei a louça, liguei o computador, li alguns artigos na Folha, UOL, Blogs e aí que a porca começou a torcer o rabo. Ai que tédio com um T bem grande pra mim mesma!

Nada na TV me apetecia. Nada no computador chamava minha atenção. No Brasil e na Nigéria todo mundo dormindo...ai que coisa! 
Hesitei bastante, mas resolvi trocar de roupa e sair. Hesitei porque normalmente Taiwan é extremamente cheio de gente, de carro, de lambreta e no Domingo a tarde então, é raríssimo achar uma cadeira num café ou uma vaga para o carro. É como se fosse véspera de Natal no Brasil. Sério!! 
Um país com a segunda maior densidade demográfica do mundo, quase 700 pessoas por Km/2 e uma frota de mais de 7 milhões de carros e mais de 15 milhões de scooter (lambreta), não podia ser diferente! O trem aqui não é brincadeira não. Detalhe, dia 17 faz 3 anos que aqui chegamos e eu nunca vi nenhum outro estrangeiro dirigindo aqui a não ser o Pê e eu. Trânsito é uma loucura, literalmente e eu conto depois!

Então como eu sou uma sertaneja e antes de tudo forte, resolvi enfrentar o tédio assim mesmo e vazar. Caso o plano inexistente furasse pelo menos eu tinha saído de casa por algumas horas, sem contar que sair na rua aqui pode ser tudo mesmo tedioso! 

Com Jay-Z animando a "viagem", saio eu toda esperançosa de encontrar um lugarzinho pra tomar um capuccino. Primeiro café, lotado. Dei a volta na quadra 2 vezes e nada de encontrar um lugar pra estacionar. Segundo café, a mesma coisa. Terceiro, nada! Aí resolvi ir a um café em um centro comercial, pelo menos o estacionamento é maior. Meu anjinho do tráfego estava atento e me arrumou um espaço perfeito. 

Estacionei e fui para o Starbucks que tem um jardim super charmoso feito com as plantas que o supermercado vende. 

Café Starbucks do supermercado Géant!

Detalhe: lotado! Lotadíssimo, com fila pra pedir e tudo. A foto acima é de quinta-feira da semana passada!

No mesmo espaço do supermercado tem o Ikari, um outro café até legal. Ai que bom, mesa vazia! Pedi um cappuccino, que vem coberto com pó de canela finíssimo, que é uma delícia! 

Cappuccino do Café Ikari
Peguei meu leitinho e fui pra mesa lá fora onde eu tinha pensando em me sentar. O dia estava bonito, ou seja, sem chuva, e eu estava com muita vontade de sentir o "outside" porque eu tenho ficado muito tempo dentro de casa. Como felicidade de pobre dura pouco...Mesa vazia tinha, mas todas as outras estavam ocupadas for fumante. Aí não dá! O jeito foi sentar do lado de dentro mesmo. 

É muito legal ver como os Taiwaneses gostam de sair de casa. Todas as idades, todos os estilos e lá vão em eles, em grupos, lotarem os cafés e restaurantes da cidade. E o burburinho é imenso, porque eles falam muito alto. Mais que os brasucas! 
Ao meu lado tinha uma criança linda, apesar que criança linda é pleonasmo aqui. Aí como diz o Pê, eles crescem e viram umas coisas feias....Pêêêêêêêê!!!!!!! Ela me olhava como se tivesse uma nave espacial do meu lado. Vai ver que tinha e eu não me dei conta! 3 anos aqui e ainda sou olhada diferentemente. Eles nunca acostumarão com um ocidental tão a vontade no oriente...

Bom, dirigindo pra casa eu resolvi procurar um restaurante Vietnamita que eu vi uma vez, mas que tinha se perdido em alguma janela dimensional por aí. Por vários dias, várias horas eu já vasculhei e nada, mas dessa vez eu estava sentindo que iria dar certo. E deu!! Eu achei o danado e agora eu não o perco mais! Pensei em parar pra comer os famosos "fresh spring rolls" que eu amo de paixão, mas quem disse que tinha vaga nos estacionamentos da redondeza! Amanhã ou depois eu vou lá!

Rolinho primavera fresco, com molho de amendoim! Que delícia!!!!

Isso é uma das comidas mais gostosas que eu já tive o prazer de saborear. São vegetais frescos como alface, hortelã, cenoura, cilantro, noddles e as vezes camarão. Aí enrola tudo como uma panqueca no papel arroz, mais conhecido como "banh trang"! Minha boca já está cheia d'água!!!

No caminho pra casa, o que eu vejo? Os deuses passeando! É isso mesmo! Aqui em Taiwan, os deuses são levados de um templo ao outro toda semana. É uma procissão maravilhosa, alegre e muito colorida. Os bonecos que representam os deuses são muito parecidos com os bonecos do carnaval de Olinda, em Pernambuco! 
Eu particularmente acho muito bonito! Todas as vezes que eu encontro uma procissão dessas, eu sigo o cortejo, não tem outra! 
Aqui os deuses "funcionam" como os santos no Brasil. Em Taiwan tem mais de 80 mil templos porque cada bairro tem o seu, e normalmente cada quarteirão também tem o seu próprio. Quando se muda de um local para outro, as pessoas vão e pedem permissão ao deus daquele local pra mudança e pede proteção ao deus do local onde será a nova residência! Meu condomínio tem um templo só pra ele que é o o deus da terra. 
Detalhe, deus não é Deus! Os deuses são "ajudantes"!

Eu parada no sinaleiro esperando a procissão passar.

A polícia interdita uma pista, mas a muvuca não para nunca.
Em frente às casas por onde os deuses passam, tem sempre um altarzinho com frutas, flores, incenso e dinheiro dos espíritos para ser queimado em oferenda aos mortos para que consigam uma vida melhor e assim também ajudarem os familiares que ainda não morreram a terem sorte nos negócios! Mais de 90 mil toneladas de dinheiros dos espíritos são queimados aqui anualmente! Dizem que em alguns locais essa prática é proibida!

A rua é estreita, e os queimadores estavam trabalhando a todo vapor.
De longe se via as labaredas!
Toda a família fazendo oferendas!
Os alteares são montados na rua, em frente ao comércio e residência.
Os deuses pararam neste templo pra realizar suas danças. Tinha uma fila enorme de carro atrás de mim e não deu pra estacionar pra tirar melhores fotos, apesar da polícia ter colaborado comigo!
A coreografia é linda!
Eu adoro ficar olhando essa manifestação cultural-religiosa tão importante em Taiwan. 
A música é bem animada e os deuses rodopiam freneticamente pelas ruas!


Normalmente os deuses são levados a outros templos toda semana. Em questão de minutos, um grupo de umas 50 pessoas, do nada, deixam seus afazeres e toda a parafernália e montada e a procissão começa. A dispersão também é super rápida! 

Saindo daí, eu resolvi voltar direto pra casa e parada no sinal, eu vi essa coisinha linda, fazendo charme pra ser fotografada ou fotografado!

Como eu disse, sair na rua aqui pode ser tudo mesmo tedioso!

Nenhum comentário: