3 de dezembro de 2010

O pão nosso...

Ontem eu fui ao Carrefour repor a despensa, até parece que eu tenho uma, e fiquei encantada e preocupada com a sessão de pães. Esse supermercado francês está interferindo demais na alimentação Taiwanesa. E a cada dia essa interferência aumenta.

Há 3 anos quando eu cheguei por essas bandas, havia as inúmeras padarias/cafés mas a quantidade de pão ainda era tímida, mas agora o Carrefour do meu bairro está fazendo inveja ao Carrefour de Mulhouse. Mulhouse, é cidade fronteira com Suíça e Alemanha, onde eu ia 1 vez por mês fazer compras, já que o Coop de Baden, supermercado Suíço da cidade que eu morava, parece/ia supermercado no Brasil na década de 80 e não tem manteiga Président!!! Aqui em Taiwan tem! É fácil demais ser feliz, meu Deus do céu e a gente complica tanto....

Voltando a vaca fria...A preocupação com o pão faz sentindo. Asiático em geral não usa forno; quando se aluga/compra uma casa, a cozinha que já vem montada, não tem forno pela simples razão de ninguém usar esse equipamento tão presente nas nossas vidas brasucais. Alias, é raríssimo encontrar um/a Taiwanes/a que cozinhe em casa. Eles fazem as refeições nos locais de trabalho e na rua porque esse povo come o dia inteiro e eu não estou exagerando. Só vendo mesmo pra crer!

A comida aqui é sempre preparada naquelas panelas que nós chamamos de "wok". Aqui o nome dessa prática "panela" é que quer dizer "guō" que literalmente significa...advinha, advinha...Panela!

Forno nunca é usado e pão nunca era comido. Mas agora, eu sinto que Taiwanês está competindo com Francês na quantidade de pão que se leva pra casa toda noite. Pão é algo novo por esse lados! De acordo com minhas meninas, elas passaram a  comer pão quando já estavam com uns 8 anos, ou seja, pão entrou em Taiwan há uns 15 anos, no máximo!

Detalhe da padaria do Carrefour

É muito pão meu irmão!!

Antropologicamente pensando, será que uma rede de supermercado tem tanto poder assim de mudar os hábitos alimentares de um país? E se tiver, será que um dia vai cair na real e perceber que influência é uma coisa e mudança é outra?
Tudo bem que pão é uma delícia, mas eu não acho legal essa imposição. Taiwanês rico adora o estilo francês de ser, e tenta seguir a linha européia, tanto que o centro de Taipei onde tem o prédio 101, é chamado de Centro Europeu. Mas daí a mudar a ordem natural sem ter nenhum comprometimento com ela é um tanto quanto sacana!

Eu só sei que a cada dia a padaria do Carrefour aumenta em tamanho, em quantidade e o que melhor, puxando a sardinha pro meu lado, em qualidade.

Olha só o que eu achei ontem? Pain aux raisin! E detalhe, quase igual ao francês! Ai, é bão demais da conta! Melhor que isso só pão de queijo da minha mãe. Aliás eu já falei, se ela mudar a receita algum dia eu a declaro judicialmente incapaz, porque só quem perde o juízo muda uma receita daquela!! Eu acho que o pão de queijo da minha mãe tinha que ser declarado Patrimônio Cultural Brasileiro!

Pain aux raisin do Carrefour! Não dá pra acreditar!



Eu fui a uma padaria em Siem Reap, Camboja, chamada Blue Pumpkin, Moranga Azul, e quando eu vi "pain aux raisin" meu coração quase deu um treco. Ah, eu também tomei um sorvete nesse lugar que estava ma-ra-vi-lho-so: crème glacée d'épices, sorvete de especiarias! Até um saborzinho de pimenta tinha. Meu Deus do céu, que sonho de sorvete!

Então, lá em Camboja é comum pão! Se come muito pão, a todo momento tem algum Cambojano comendo pão, ou comprando pão ou vendendo pão. Mas lá dá-se um desconto porque o país foi colonizado por Franceses, mas achar isso aqui é um grande presente de papai noel!!

 Pão em Phnom Penh, Camboja!

Nenhum comentário: