14 de dezembro de 2010

Um Toque Manual

Eu não sou nem de longe habilidosa com as mãos. Sou um desastre pra fazer minhas unhas, pra arrumar meu cabelo, e por aí vai. A lista é imensa, acreditem!
Isso sem contar que de um tempo pra cá, por causa da Fibromialgia, as coisas andam caindo muito da minha mão. Apesar de habilidade não ter muito a ver com equilíbrio... Não sou eu que as deixo cairem não, elas simplesmente pulam, despencam, assim do nada! A última catastrófica cena, foi em Rennes, na França, na casa do Gustavo e da Natália.
Manja: primeira vez que eu fui a casa deles isso sem contar que eu só tinha sido apresentado ao Gustavo há usna nos atrás. Bom, como eu adoro cozinhar eu fui toda serelepe ajudar e não é que eu fui colocar um pernil de porco com ameixas no forno, e o pirex escapuliu da minha mão? Eu chorei como criança! De soluçar mesmo!

A dor maior não foi a vergonha da minha "arte", mas a real razão pela qual eu perdi a força da mão deixando o lombo se espatifar no chão. Ops, os lombos, eram 2!

Bom,  apesar de toda a negação na área de trabalhos manuais, eu até que tenho a mão boa pra plantar. Não tenho o dedo verde e estou muito longe disso, mas tem algumas plantas que gostam do meu jeito estabanado de ser e a gente até se dá bem. E por causa dessa "habilidade" eu comecei a me interessar por montar vasos com uma variedade diferente de plantas, o que é muito comum por aqui.

Hoje eu resolvi arrumar uns vasos aqui de casa. O sol não entra muito no meu apartamento a não ser pelo meu quarto,  então as plantas precisam ser escolhidas criteriosamente para não morrerem na primeira semana. Acontece que eu não tenho muito saco pra escolher coisas dentro de um critério pré-estabelecido e aí minhas escolhas são feitas pela emoção que essas plantas me transmitem. 





Quando eu estou trabalhando nos vasos, eu gosto de uma certa dualidade para que o vaso possa ter mais vida. Tamanhos diferentes, texturas diferentes, cores diferentes estão sempre presentes e também algum material surpresa como conchas, madeira, pedras para quebrar a linearidade da composição.

Esses dois vasos são pra sala e amanhã quero ver se faço mais uns dois pra área de serviço.

Aqui na Ásia os arranjos são simplesmente maravilhosos e muito originais e eu fico babando. Os vasos com planta aquática são divinos, mas não funcionam no meu apartamento por causa da escassez de luz, o que é uma pena...já fiz várias tentativas e em menos de uma semana as plantas suicidam. Aí é o maior drama!

 Eu gosto de por a mão na terra, de separar as plantas e começar a compor o vaso do nada, prestando atenção no que ele pede. Às vezes o vaso sai todo minimalista deixando Malevich orgulhoso e às vezes o barroco impera. Tudo depende do momento que o vaso está nascendo, da música que toca, da estação, do clima, enfim....

Agora é torcer para que as plantas gostem aqui de casa e fiquem um bom tempo alegrando os dias cinzas que estão batendo à porta!

3 comentários:

Analog Girl disse...

Esqueci-me de comentar no facebook, mas aqui não escapa. Ficaram mesmo lindos!

Caminhos Que Me Levam disse...

Oi querida Jô, muito obrigada!
Eu não tenho dom e nem mesmo critério, vou colocando de acordo com o que o caso vai pedindo. Mas posso dizer que fiquei orgulhosa!

Beijos

Rejane disse...

É interessante essa proposta da mistura. Gostei do resultado. Aqui na Suíça, o que mais me chamou a atenção a princípio, foram os vasos nas varandas/balcões: eram sempre tão arrumadinhos, tão simétricos, organizados demais... Eu até cheguei a fazer algumas fotos com as fachadas dos prédios e os vasos todos simetricamente dispostos. Aí, um dia, um amigo nosso mostrou uma carta que recebeu do condomínio do prédio onde morava e nós não acreditamos! Dizia algo mais ou menos assim: "O Verão já vem chegando e com ele a vontade de decorar os balcões com plantas. Pedimos então atenção às seguintes recomendações para um bom resultado estético: 1- os vasos devem ter a distância de x e x cm um do outro. 2- As plantas só podem ter altura entre x e y cm. 3- Para plantas de altura x, vasos de x' diâmetro. 4- Escolha suas plantas entre as que são indicadas: plantas a, b, c, d ou e. Etc, etc..."
hahahahahhahah Estou pasmada até hoje!!! Então percebo muito bem porque você odiou a Suíça! ahahhahaha Ninguém merece!