25 de abril de 2011

Frangipani


Atendendo ao pedido da minha amiga Rejane, apresento minha flor favorita, a linda e singela Frangipani.
A primeira vez que eu vi essa flor, foi aqui em Taiwan, em Jungli, no jardim da Delta onde o Pe trabalha! Eu me encantei pela simplicidade do "design", pelo perfume maravilhoso que essa florzinha exala.



De acordo com o Wikipedia, a Frangipani é originária das Américas, mas eu nunca tinha visto no Brasil até uns 2 anos atrás. Pensa se eu iria ver um trenzin lindo desse e passar batido?! Nunca!


Em alguns países da Ásia essa flor é associada a templos, outros a cemitérios mas sempre tem uma ligação espiritual.


Existem 7 diferentes espécies, diferenciando a cor, o matiz e em uma das espécies, a pétala é mais fina e pontuda. Eu prefiro o "design original", essa amarela da primeira foto. Uma pétala sobrepondo a outra sem tirar o brilho e o charme das outras pétalas que compõem essa perfeição!


Toda vez que eu encontro essas lindezas pela frente, eu pego algumas e trago pra casa e ofereço ao meu altarzinho sincrético! Realmente elas tem um "q" de sagrado!


Mas o  que eu acho legal é que as flores se desprendem dos cachos depois de alguns dias enfeitando a árvore frondosa que as sustentam, como se elas estivessem ousando uma vida independente. Elas lançam vôo, sabendo que é necessário a mudança, que é necessário o ousar, mesmo sabendo ou não, que irão ser pisoteadas por alguns desatentos, ou admiradas por alguns atentos.

 
E olhar pra essa flor e um sorriso imediatamente aparece na minha cara, eu cheiro essa coisinha linda e eu transcendo, viajando pelas esquinas da minha alma. Yep, essa flor tem um poder imenso sobre mim e eu sou imensamente agradecida por poder apreciá-la.

Obrigada menina bonita! Eu ganho meu dia quando eu te encontro por aí...

2 comentários:

Rejane Paiva disse...

Pois é, Leandra: uma flor preferida diz muito da nossa personalidade. Eu já conhecia essa florzinha, mas não fazia a menor ideia do nome. E é comum no Brasil, já vi bastantes. Talvez não com essa gama de cores que vc postou. Mas essas branquinhas, levemente amareladas e rosadas, há muitas! Nunca procurei sentir o aroma, não sei se há. Mas agora que falou, vou tentar descobrir. Beijo.

Taia Assunção disse...

Olá, vim retribuir a visita. Também adoro frangipani, na UFLA (universidade onde estudei) têm bastante. O cheiro é delicioso, em Maurícios também tem por toda parte e como você viu, trago de Johannesburg essência dela...a casa fica delicadamente perfumada. Volto depois para conhecê-la melhor. Beijocas e seja bem vinda ao blog.