4 de maio de 2011

Esclerosada não, neurótica!

Tô escrevendo pra contar uma coisa MUITO boa e abençoada que aconteceu comigo!

Quando eu tava no Brasil em março, a minha querida e competente médica Lunamaris, insistiu mais uma vez pra eu procurar um neurologista. Só que dessa vez ela me olhou fundo nos olhos e com um olhar super triste me disse que eu poderia ter esclerose múltipla além da fibromyalgia e ausência de tireóide.
Foi um grande golpe pra mim. Eu saí do consultório totalmente perdida e tive que parar o carro várias vezes pra chorar e chorar muito. Chorei sem questionar o famoso "porque eu"?" Chorei por pensar na dificuldade que isso traria pra minha vida de pé de cachorro, chorei pela tristeza de contar isso pra aqueles que eu amo, chorei pela surpresa e pela incerteza.

Ela, a minha médica, passou o telefone de um neurologista competente e amigo dela, pra que eu marcasse a consulta. Andei com esse número de um lado pro outro mas mesmo sabendo da competência dos médicos em Uberlândia,  decidi ir ao neurologista aqui mesmo por várias razões sendo as 3 mais importantes...

-O peso de um possível diagnóstico desse porte faz um bom estrago no emocional e eu não queria falar a minha mãe sobre essa possibilidade e deixá-la na ansiedade e expectativa até o resultado sair

-Eu não queria ir sozinha e também não queria incomodar pedindo alguém pra ir comigo. E a única pessoa que eu gostaria que fosse comigo a não ser o Pê, que já estava de volta à Taiwan, era a minha cunhada Marly que estava passando por um momento super complicado e eu não tava afim de acrescentar mais nada.

-Minhas médicas, eu só tenho médica porque acredito que por mais que se leia, que se estude é impossível saber o estrago que um hormônio faz na vida de nós mulheres e as médicas sabem disso por tabela, são extremamente dedicadas e viraram minhas amigas. Eu não queira que o exame fosse pelo pessoal. Ir a um consultório para saber algo desse porte não é simples, pelo menos pra mim.

Então resolvi a ir ao neurologista somente aqui em Taiwan, quando o Pê estivesse por aqui. E assim foi! Ah, eu contei a 4 pessoas sobre o provável diagnóstico e mais uma vez minha cunhada me surpreendeu dizendo que se o diagnóstico fosse positivo não iria acrescentar muito ao que eu já passo diariamente com a FM, fribromialgia para os íntimos!

Minha consulta foi marcada pra ontem na parte da manhã. Dr. Mei Chen, a médica,  fez doutorado na University of Glasgow, na Escócia e é uma cientista/professora conceituada  do Departamento de Neurologia da Chang Gung University. Ou seja, eu estava em excelentes mãos!

Bom, saúde aqui em Taiwan é algo que domina qualquer conversa. Tudo que se come "it's good for health" (é bom pra saúde), todos os chás e sucos malucos "it's good for health". Por causa dessa mania, os hospitais são e estão sempre lotados. E funciona assim:

Aqui em Taiwan também tem uma espécie de SUS, que é o National Health Insurance ou Seguro Nacional de Saúde. Saúde onde uma quantia mínima , tipo 2%, é descontada do salário de todos os trabalhadores. A consulta é marcada online, na maioria das vezes! Num país com quase 700 habitantes por Km2, isso é uma mão na roda.

Logomarca do Seguro Nacional de Saúde

Cartão de Saúde. No chip fica armazenado toda a história médica


Oh meu Deus, Taiwan tremeu feio agora. Mais um tremor de terra que é MUITO frequente aqui, tipo todo dia e eu não estou exagerando

Deixa eu voltar a vaca fria, afinal, o tremor que quase me fez cair da cadeira já passou, apesar que logo logo tem outro...

Então os hospitais são extremamente cheios e a rapidez com que a coisa flui e a organização do caos aparente me surpreende! Todo hospital, e são muitos, possuem no andar B1, subsolo, lojas de conveniência, livraria, floricultura, muitos restaurantes, cafés, padarias, papelarias e até loja de lingerie bem ousadas.

Chang Gung Memorial Hospital, onde fui atendida ontem


O Chang Gung Memorial Hospital fica em Linkou, uma cidade há uns 10Km daqui de casa. No meio do caminho entre Taipei e Taoyuan. Um hospital super respeitado pela população!

Em todo hospital aqui, o funcionamento é o mesmo: automaticamente quando você marca a consulta, já pega a sua senha de atendimento. Na porta de todo consultório tem uma lista com os pacientes que serão atendidos naquele dia e um monitor para o paciente checar a hora de ser atendido, pela senha lógico! Todo médico te uma assistente dentro do consultório que faz a parte burocrática do atendimento. Quando termina a consulta, a assistente já te entrega o papel do retorno, se houver um, e também a senha pra passar na farmácia, dentro do próprio hospital, pra pegar o remédio e fazer o pagamento.

Então, a minha senha era 25 e logo fui atendida. A Dr Chen foi super atenciosa, fez vários exames clínicos, várias perguntas e me garantiu que eu não tenho esclerose múltipla e sim algo chamado Depressão Neurótica ou Distimia o que me deixou imensamente feliz. Esclerose Múltipla não é pouca coisa não e ter a certeza que eu não tenho essa doença é maravilhoso. Eu até dei um beijo na médica pra super espanto da coitada. Também agradeci muito a Deus por ter me livrado dessa! Brigada!

Como eu falei com o Uru, Marcelo meu irmão mais novo, esclerosada não neurótica sim!

Bom brincadeiras à parte, essa é uma depressão neural portanto ainda mais séria que as depressões psicológicas, numa explicação bem simples! E pelo que a médica disse o remédio que eu comecei a tomar ontem a noite irá controlar meus tremores, meus espamos musculares que estão/estavam aumentando muito a frequência! 

Saímos do consultório, passamos na farmácia e depois pagamento. 
Aí que vem a parte mais interessante, já que eu sei o que eu tenho e sei que logo eu voltarei a ser eu mesma novamente!
Sabe quanto foi a conta de ser atendida por um dos tops médicos do país mais remédio pra um mês? 400TWD, mais ou menos R$20,00! Isso mesmo, 20 reais!

Ontem a noite eu tomei o primeiro comprimido e dormi por 10 horas consecutivas. É só um comprimido por dia, antes de deitar. Eu estou fazendo um relatório do que eu sinto pra dia 29 entregar pra médica e ver a avaliação. Mas hoje eu me senti melhor, mas como se alguém tivesse me segurando. Fui pro Pilates e a querida Pei disse que eu não tava com o semblante assustado.

Vamos ver no que irá dar. Como eu disse eu tenho muita saudade de mim, saudade daquela menina que sempre fez mil coisas ao mesmo tempo, saudade do pensamento positivo, saudade de não sentir medo quase que o tempo todo, saudade de ser destemida e ousada, saudade de não pensar que algo terrível acontecerá, saudade da confiança que eu sempre tive me mim, saudade de lembrar o que eu li, saudade de conseguir ler uma página inteira, saudade de ler...Ler sempre foi minha praia, mas eu já não conseguia mais. Não tinha concentração e nem saco pra ler uma página...nem de Chico Bento. Grave, né?!

Tô aqui pensando com meus inexistentes botões...Essa depressão neurótica já está comigo há uns bons anos de acordo com a médica. Como eu consegui mudar 3 vezes, pra 3 diferentes continentes, 3 vezes sem falar a língua...como eu consegui me organizar pra tudo isso, como eu consegui sobreviver... os mistérios de Deus que nunca nos dá mais que podemos suportar...for sure!

Vou tomar meu remédio agora e deitar. Mais 10 horas de sono tranquilo e regenerador...será? Finger crossed!

2 comentários:

Anônimo disse...

Se não fosse a furadeira, 10 horas seriam pouco!

heheh

Caminhos Que Me Levam disse...

Nem me fale Fe. Tô cansada das marteladas!