17 de abril de 2012

Faz Ploquet Pluft Nhoc!!

Dia 13 de abril é ou foi, aniversário da Matzu, a deusa do mar! Matzu nasceu em Meizhou, na província de Fujian, China, por volta de 960 DC. É sabido que ela era uma ótima nadadora e costumava nadar procurando por pescadores perdidos em pleno mar. 

Matzu
 
Eu adoro a história dessa deusa e muito me lembra a história de vida de santa Rita. Desde criança eu sou apaixonada por santa Rita e quando eu cheguei aqui em Taiwan, mesmo sem ainda saber quem era Matzu e a importância dela na Ásia e no mundo, eu fui me afeiçoando a essa menina bonita. 

E como não podia deixar de ser, comemoro o aniversário dela, assim como comemoro o de santa Rita. Independentemente dos títulos de santas, foram mulheres que eu admiro muito!

Então, dia 14 eu fui à praia levar flores pra minha amiga. Queria ter ido ao templo, mas iria ter muita gente. E ir a praia foi a decisão mais acertada! 


Fui quando já era quase 6 da tarde, porque queria pegar o por-do-sol também, apesar do dia nublado. 


Praia aqui em Taiwan, pelo menos aqui na parte norte, é uma tristeza! Muito poluída, muito suja. Dá dó em ver! Mas arrumei um cantinho que tava razoável e joguei os lírios, desejando a Matzu um feliz aniversário! 




Voltando pra casa, toda juézinha devido ao dia nublado, chuva e outras coisitas mas, parada no sinal vermelho e olhando pros lados de um jeito totalmente automático, não procurando nada e nada em mente...eu vejo um cartaz grande, tipo uns 1.00 x 1.00 pregado na porta de um caminhãozinho azul que vendia frutas na esquina. 


Olhei de novo, tornei a olhar e não acreditava no que meus olhos estavam vendo. Mas ainda tinha dúvidas, já que estou a milhares de milhas distantes do meu amor. Dei uma meia-volta no carro, e desci do meu Black Mamba, parecendo que iria tirar o pai da forca! 

O casal de idosos que vendia as frutas não entendeu nada! Também como é que vai entender uma  国外, estrangeira, na eminência de achar um tesouro raro!?

Aquelas bilocas pretas, butelas, grudadas naquele galho fininho, naquela foto... meu coração disparou. Dava pra sentir o cheirinho do quintal lá de casa, em Tupacity, quando os pés estavam carregados dessa preciosidade! 

Pelo cheiro eu não tive dúvidas, era mesmo um sonho ou um milagre ou os dois juntos. 
Só tem uma fruta no mundo assim e é a minha fruta favorita, in the whole world! Aquela que faz ploquet pluft nhoc!
Sabe qual é??? Aquela que eu jurava de pé junto e p... dentro, como diria meu amigo Negão, que só existia no Brasilzão???

Galera, eu encontrei JA-BU-TI-CA-BA!


Olha só como elas estavam arrumadas na caixinha. Até espuma protegendo essa jóia rara.

Comprei, paguei e saí pulando que nem criança e com um sorriso muito maior que meu mundo! Jabuticaba em Taiwan! Demais, demais!



Abri aquela caixinha como se abre um presente especial, com cuidado, com zelo! O coração ainda balançava...será que o gosto é o mesmo? Será que vai fazer ploquet pluft nhoc??
Gente, sem exagero, saiu lágrima do meu olho. A danada estava docinha, suculenta como as jabuticabas do meu quintal. Precisa falar mais???


É... milagre acontece e toda hora! É só estar atenta e forte!
Como bem disse o Pe, foi a Matzu que as trouxe, agradecendo as flores...


2 comentários:

Taia Assunção disse...

Amém! Coisa mais querida, bom demais quando acontece esses pequenos milagres. Beijocas!

Caminhos Que Me Levam disse...

Amém msm Tara!
Eu irei sempre me lembrar desse milagre com um baita sorriso na cara!

Beijo