30 de maio de 2012

Final de Semana na Tailândia - Sábado

E no dia seguinte...

Khon Kaen, norte da Tailândia
Acordei, olhei pela janela e fiquei assustada com o tamanho da cidade que eu nunca nem tinha ouvido falar o nome.

Aí entra uma frase do Amyr Klink que eu gosto muito, que divinamente define o porque viajar é tão importante e que a Taia do blog Epa e Taia pelo mundo, também se inspira nesse poderoso texto.

"Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver."
Amyr Klink (Mar sem fim)

E é isso aí.  A cada viagem, a arrogância de ver o mundo como imaginamos é quebrada por surpresas lindas, por cores e sabores que nenhum guia turístico ou livro de geografia ou youtube consegue chegar perto.

Quando eu olhei essa vista e vim uma cidade que acordava, e que eu não tinha a menor idéia que existia, e que tem somente 2 milhões de habitantes... eu me arrumei logo, fui tomar meu substancioso café da manhã pra poder explorar esse local.

Voltei pro quarto e a chama da Fibromialgia, somando aos defeitos colaterais dos meus medicamentos me pegou de cheio e eu fiquei deitadinha e quietinha por algumas longas horas e somente depois das 2 da tarde é que eu pude por o pezinho pra fora do hotel. Legal né!?


Demorou mais eu saí e isso que é o importante da história!!!!

Saí toda saltitante e por uma questão de não sei o que eu me esqueci completamente da umidade louca da Tailândia, e do calor nada suportável. A menos de 2 quadras eu já estava com o cabelo grudado na cabeça do tanto que eu suava e antes que eu achasse um local pra parar, eu desmorono na calçada. Não sei se foi o calor que fez a pressão despencar, ou se foi a fraqueza que eu me encontro... a sorte é que foi um desmoronamento super rápido e em segundos estava eu de pé novamente. Ufa, que medo que dá essas ausências!

Então, alguns passos e vejo um centro comercial e entrei correndo. Como eu apreciei o ar-condicionado geladíssimo. Parei no Starbucks, yep até em Khon Kaen tem Starbucks, comprei um suco e fiquei ali esperando a suadeira passar pra poder ter coragem de encarar o mormaço novamente.

A suadeira passou, eu respirei fundo e fui!

A Tailândia é um país Budista, cheia de templos e monges. Eu tenho verdadeira adoração pelo colorido dos templos e santuários e no meio do meu caminho, um pequeno santuário emerge na minha frente, no meio da praça pra colorir o mundo.

Protetores do santuário Si Chan
Santuário Si Chan
Lotus, símbolo da Ásia,
Divindade do Si Chan
As cores que me encantam
Amarrações coloridas pra segurar boa sorte
Divindades! Espíritos vivem aqui de acordo com o locais
Frangipani, minha flor favorita
Bela foto com o santuário Si Chan ao fundo! Tá vendo??(*)
Protetores de Si Chan
Detalhe do protetor acima
Um dos portais da cidade
Alegorias feitas de pedaços de azulejos
Mastros onde as bandeiras de oração são amarrados
Artesanato local
Sin Chan
Caminhante pelos caminhos
O sol de rachar mamona, acabando com a minha moleira, e eu rindo toda feliz por ter o grande privilégio de ver essas cores lindas no meio de uma praça, ao lado de um portal com a foto do rei Rama IX que reina na Tailândia por nada menos que 60 anos.

Caminhando fui eu rua acima, desbravando a cidade. Búfalos cruzavam com BMWs que cruzavam com Tuk Tuks que cruzavam com pedestres, numa convivência harmoniosa que só a Tailândia consegue. 



Tentando atravessar a rua lotada de carros que cruzavam em todos os sentidos, isso sem contar que Tailândia é mão inglesa!!! Aí que eu me perco mesmo...pra onde olhar? Direita ou esquerda? Pra cima ou pra baixo? Vem carro de todo santo lado, e de onde menos se espera! Até da calçada!!

Depois de alguns bons minutos, literalmente no meio da rua, após ter conseguido atravessar uma das pistas, eu respirei fundo outra vez e mandei ver. Cheguei do outro lado, com o coração na mão! A parte mais engraçada? Olhar pra cara dos Tailândeses morrendo de rir da minha travessia. Caí na risada, não deu outra.



Bom, depois da travessia nada poética, cheguei no Central Plaza que é um shopping imenso. Eu entrei correndo, doidinha por um ar condicionado e morrendo de fome. No meu estômago, além dos remédios, só tinha o café da manhã que depois de tanto suor já tinha evaporado há muito tempo!!!


Central Plaza pra salvar minha pele!
Que shopping imenso!!! Fiquei assustada com o tamanho e com a quantidade de lojas e gente. E como era sábado, parece que a cidade toda teve a mesma idéia de se refrescar no geladinho do ar condicionado. Demorou um bocado pro meu suor secar e eu poder sentar num restaurante e comer algo.

Ah, tinha uma cantora toda famosa fazendo show num dos 6 andares. A galera ia a loucuraaaaa!!!



Central Plaza
A galera toda animada vendo o show
Um dos melhores chá de frutas que eu já tomei
Abri uma revista e dá-lhe Havaianas
Lembra do post sobre o TREM?
Não falei que a galera sobe no vaso sanitário?
Esses dois estavam num papo animadíssimo!!
Fiquei nesse shopping até acabar a reunião do Petin. Comprei um livro de arranjos florais pro meu irmão, almocei um Club Sanduíche Thai style, mas sem pimenta, porque a minha língua precisava de uma trégua. Aí, passei as coordenadas pro Pe, ele pegou um Tuk Tuk e foi me encontrar em uma sorveteria.

A criança se lambuzando...
A chuva caía forte lá fora, e o mormaço subia embaçando tudo!

Pegamos um Tuk Tuk de volta pro hotel, porque as 6:30 a van filosofia-disco voador, iria nos levar pra jantar. Melhor, iria levar a galera da reunião pra jantar e eu de carona!


Tuk Tuk equipado com "puta-que-pariu"
...e proteção lateral! Ai, ri demais!!
 A van chegou pontualmente e lá fomos nós pro jantar. Essa era ainda mais colorida que a primeira. Luz pra todos os lados, e o motorista ainda se perdeu. Depois de muitos minutos rodando de um lado pro outro, eu solto "por um acaso a gente tá perdido?" 
A galera quase deu um treco de rir, porque parece que esse era o pensamento de todo mundo!

Chegamos no Smile, um restaurante lindo, que coma  chuva não deu pra aproveitar muito a parte externa. A comida tava maravilhosa como sempre e o pessoal extremamente atencioso. Não tem outra, comida Tailândesa é uma delícia!!

Quando nós chegamos, o salão já tava cheio. Também, o tempo gasto perdido na selva... Os pratos já estavam sendo servido e teve de tudo: frango, peixe, porco, vaca, saladas de frutos do mar, salada de papaya, arroz, sopa, bolinho de camarão maravilhoso e por aí vai. Olha só a orgia gastronômica!!!

Theerapat, gerente da empresa que organizou a reunião.
Um amor de pessoa
Comida deliciosa
Sopa maravilhosa, mas a pimenta. Tá vendo??
Alguém me servindo a sopa que é feita com leite de coco
Sobremesa perfeita pra refrescar a língia
Restaurante Smile
Muito charmoso!
Lá pelas 9, a soca do jantar começou e Pe e eu estávamos exaustos. Pedi ao Theerapat pra chamar um taxi, e ele pediu ao motorista da van pra nos levar. Aí que nós vimos como o outro motorista se perdeu. O restaurante era só alguns minutos do hotel...

Olha só que colorida essa van!!
Chegamos no hotel, e logo logo estávamos roncando, quero dizer dormindo, porque no outro dia tinha um tour nos esperando...

Mas aí era outro dia....

(*) Meu sobrinho lindo me mostrando a bateria dele. Tá vendo??



2 comentários:

Maze Oliver disse...

Ai amiga, todas as vezes que venho aqui me delicio com suas fotos cada uma mais linda!...Acho que vou começar a postar foto de mato e bicho, para vc ver! Pois é só o que tem muito por aqui(ACRE).Rs...Bjs.

Caminhos Que Me Levam disse...

Dá pra ver beleza em tudo, é só uma questão de "anglo"!

Tô curiosa pra conhecer o Acre através do seu olhar, do seu anglo!

Beijo