7 de fevereiro de 2008

O Ano do Rato


hoje e o ano novo chines pelo calendario lunar. aqui estamos entrando no ano de 4706, o ano do rato!
os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reuniao. apenas doze se apresentaram, e Buda em agradecimento os transformou nos signos da astrologia chinesa. os doze animais que correspondem os anos chineses sao, de acordo com a ordem que teriam se apresentado a Buda: rato, bufalo, tigre, coelho, dragao, serpente, cavalo, cabra, macaco, galo, cachorro e porco.

tradicionalmente, nesse periodo os chineses fazem uma bela faxina em suas casas para espantar os maus espiritos e atrair boa sorte. na noite da vespera do novo ano, todas as luzes ficam acesas para representar calor humano, amizade e reconciliacao. isso segundo a tradicao, mais aqui em taiwan as luzes nao estao todas acessas nao.
a meia-noite, ha uma grande queima de fogos, esperando que o barulho do foguetorio espante os espiritos indesejaveis. os fogos ja comecaram apesar da chuva que cai e nessa epoca do ano que os asiaticos que seguem o calendario lunar chines viajam pra encontrar ou rever as familias.
as empresas fecham suas portas por 1 semana e pelo que nos falaram todos viajam, transformando as rodovias em congestionamentos interminaveis. detalhe, os casais viajam pra casa da familia da esposa.

o pais todo ta enfeitado de vermelho e dourado. a unica coisa triste e que sendo o ano do rato, o mickey mouse da disney tomou conta dos enfeites. os supermercados e lojas estao lotados de gente, o que chega a ser um pleonasmo se tratando de taiwan e/ou china. sao filas longas e cansativas pra tudo. a quantidade e a variedade de comida aumentou consideravelmente! o barulho e ainda maior e o frenesi me diverte bastante!

ops, meia-noite! feliz ano novo chines!!!
ai que engracado, agora nao se escuta o barulho nem de um traque! que silencio!

benvindos ao ano do rato que em chines quer dizer shú!

o ano do rato e um ano de abundancia, trazendo a oportunidade e bons projetos. de acordo com as previsoes, este sera um ano mais feliz do que a maioria: livre dos eventos e das guerras explosivas e com muito menos catastrofes do que por exemplo os anos do tigre ou do dragao. deus queira!
uma epoca genial que encontra na maioria de nos o que socializamos e o que apreciamos!

e como disse a minha linda sobrinha..."tia dada, esse ano vai ser muito forte ai na china. forte de bom, viu!?"

voce e um rato, ops!, se voce nasceu em uma das datas abaixo:

10/02/1948 a 28/01/1949
28/01/1960 a 14/02/1961

15/02/1972 a 02/02/1973
02/02/1984 a 19/02/1985
19/02/1996 a 06/02/1997

o rato e criativo, solucionador de problemas, imaginativo, trabalhador hiperativo e respeitado por sua capacidade em resolver situacoes dificeis. Intuitivo. tem a capacidade de adquirir e preservar coisas e valores. a personalidade exterior e certamente atraente, mas superficial e nao e raro encontrar um carater astucioso e oportunista.
em questoes financeiras sao uma negacao, vivendo com pouco, gastando menos e fucando o menor preco quando o dinheiro e ainda mais escasso, mas nao param de gastar e poupar nao esta no dicionario ratanisco!

o horoscopo chines se baseia no ciclo lunar de 60 anos, sendo cada ano regido por um animal. ele e diferente da nossa astrologia ocidental, que se baseia na orbita da terra em torno do sol. nossa que aula! to ate orgulhosa de mim!

bom ano novo chines pra todo mundo!


Nenhum comentário: