16 de abril de 2008

Particularidades de Taiwan

eu fico assustada com taiwan e comigo aqui!
tem dias que eu olho pro pe e pergunto: a gente mora em taiwan? é serio isso mesmo?

pois é, agora eu posso falar que eu moro em taiwan! meus planos foram por morro abaixo. ha algumas semanas atras eu recebi a noticia que o professor que eu havia escolhido na franca pra me orientar faleceu. eram mais ou menos umas 2 da manha quando eu recebi o email...tirei o pijama, pus roupa eu fui dirigir. fui pra taipei na livraria 24 horas, gigante de 7 andares que tem la que tem me salvado demais nas minhas noites de insonia!
entao na noite que isso aconteceu eu troquei de roupa e fui pra la pensar na vida. voltei pra casa so as 6 da manha. eu havia deixado um bilhete pro pe, mas ele nem tinha lido ainda pois nao tinha nem mesmo se mexido na cama.

entre taoyuan e taipei sao so 22 km, exatamente a mesma distancia entre zurique e baden onde nos moravamos antes. acredito que nesses anos de suica eu fui a zurique somente umas 10 vezes e nesses meses de taiwan eu ja fui a taipei umas 20 vezes! eu adoro aquela cidade e seu estilo "eu posso ser o que eu quero" de ser!

bom, esses acontecimentos me fizeram atenta pra uma situacao pratica e mistica! acredito que seja um sinal que nao é por ai. nao, serio!
pensa: nos estados unidos eu fui aceita para o mestrado em administracao em artes. o meu provavel orientador ate me passou uma bibliografia e eu, claro, ja tava com livrinho quase decorado. ai um belo dia de sol e ceu azul eu recebo uma carta da universidade dizendo que por excesso de contingente, serio mesmo, eu estava fora da parada!

ai na suica eu fui aceita pra doutorado. ah que maravilha, que felicidade! o meu provavel orientador marcou 4 reunioes e nunca apareceu em nenhuma me deixando de plantao na porta da sala dele por horas. pra ser bem exata, por 5 horas. ai peguei a viola, pus no saco e voltei pra casa.

ai na franca fui aceita em alguns lugares. escolhi um dentro de um criterio serio, restrito e pimba! o cara morre! e depois ainda dizem que um raio nao cai no mesmo lugar 2 vezes. é pode ate ser que 2 vezes nao, mas 3 eu confirmo que cai SIM!

entendeu agora porque eu acho que é um sinal, tipo...faca o favor de...
de sei la! quem sabe um dia eu descubro!

o lance é que eu gosto e muito de estar aqui, de morar aqui! nunca pensei que isso aconteceria, mas é algo real. eu gosto daqui e muito!
aqui eu tenho amigos que da pra notar serao amigos pra vida toda. aqui eu tenho a minha liberdade de ir e vir sem ter policial de fronteira me olhando torto. detalhe pra quem nao sabe: taiwan é uma ilha e nao faz divisa com nenhum outro pais!

o povo taiwanes é um capitulo a parte. é de uma docura, de um desprendimento que me encanta. eles te olham no olho pra conversar e isso é algo que eu sentia muita saudade! e pelo menos comigo, fazem o possivel e o impossivel pra me ajudar! aqui eu nao posso comentar que fiquei doente que a delta, onde o pe trabalha, para! e eles tem uma comunicacao tao eficiente que num instante todo mundo fica sabendo e ai o meu telefone nao para. todo mundo quer ajudar, quer fazer algo por mim.
sao adoraveis!

aqui tem coisas malucas que eu nunca vou entender ou assimilar como por exemplo:
-o taiwanes no volante!
eles assumem uma personalidade extremamente agressiva quando estao dirigindo. ficam loucos, tem que ser o primeiro, nao cedem a vez nunca! na verdade eles estao muito longe de saberem dirigir, eles sabem colocar o carro em movimento o que é muito diferente! eles ignoram a grande maioria da sinalizacao, costuram em pista perigosa, fazem ultrapassagens arriscadissimas e o mais grave de tudo...eles nao olham NUNCA pros lados, so pra frente!
as vespas sao em milhoes, com a familia inteira em cima delas. o condutor sai de uma pista e atravessa pro outro lado, cortando umas 3 pistas sem absolutamente olhar pros lados. é uma loucura!
o taiwanes faz com que o uberlandense seja super educado e prudente ao volante!

-o pessimo cheiro de esgoto!
o pais é bonito, rico mais nao tem nenhum programa ecologico ou de despoluicao dos rios e mares. o cheiro horrivel é imperativo e muito forte. tem locais onde o metro quadrado deve ser uma fortuna, onde tem restaurantes super requintados e o estomago embrulha com o cheiro de ovo podre, de esgoto a ceu aberto. aqui perto de casa, tipo 30 km, teria uma praia linda se nao fosse a grande quantidade de lixo jogado pelos bueiros e o esgoto sem tratamento que vai direto pro mar. da do!
e tem tambem o "tietezinho" do lado aqui em casa. as vezes o coitado to rio amanhece cheio de uma espuma branca

-organizacao espacial!
calcada aqui e pra carro ou vespa estacionar! mais isso nao é o que mais me chama a atencao, o que eu nao entendo é como ao lado de uma borracharia fedorenta pode ter um cafe que deixa qualquer cafe de paris no chinelo pela sofisticacao, charme, decoracao, etc... essa "organizacao" mata o local legal e ninguem ta nem ai!

-horario de funcionamento!
aqui nao tem muito esse lance de horario comercial. acho que é como nos paises arabes, ou seja, quem é dono do comercio faz seu proprio horario. de boa, mas nao da pra entender quando a gente chega a um restaurante as 8:30 da noite e na porta ta escrito que fecha as 9 e nao nos deixam entrar! a porta ta aberta, ainda falta meia-hora pro horario de encerramento e a gente nao entra. isso ja aconteceu varias vezes!

ah, final de semana retrasado a gente foi pro sul da ilha num local lindo demais. eu bloguei varias fotos no meu blog em ingles. se alguem ainda ler esse blog e quiser ver a maravilha de um por do sol e um nascer do sol na asia e so clicar AQUI!

2 comentários:

Anônimo disse...

Lê!
Q saudades d vc...
Ler vc escrever é como escutar vc falando...E isso é um elogio!hehe!
Espero q esteja bem!
Saudades mesmo...
Bjo grande!!

Caminhos Que Me Levam disse...

oi minha querida!
qualquer palavra vindo de voce e elogio!
saudade do ce!
dia 8 to chegando ai na terrinha!
beijo no coracao!